Sobre o Curso

ÁREA
Cerâmica e afins

CARGA HORÁRIA
800 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Manoel José Ferreira"
Avenida 46, nº 661 - Jardim Primavera | Rio Claro CEP: 13504-050

TELEFONE
19 3522-4950

E-MAIL
secretaria506@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aprendizagem Industrial Operador Ceramista de Placas de Revestimento tem por objetivo proporcionar qualificação profissional na operação dos processos de produção de placas cerâmicas para revestimentos, de acordo com normas técnicas, de qualidade, de meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 17 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 17 anos e idade máxima que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.;

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA
- Comunicação: Processo; Níveis de fala.
- Técnica de Intelecção de Texto: Análise textual (Compreensão do Texto); Análise temática (Compreensão da Mensagem); Análise interpretativa.
- Técnicas de Elaboração de Textos: Estrutura interna do parágrafo; Unidade interna do parágrafo; Tipos de parágrafo; Palavras relacionais e coesão textual; Dissertação.
- Estruturas-Padrão: Currículo; Orçamento; Ordem de Serviço; Memorando; Requerimento.
- Editor de Texto: Características; Manipulação de arquivos; Digitação de textos; Formatação de textos; Inserção de imagens; Edição de textos; Correção Ortográfica; Tabelas; Impressão.
- Pesquisas: Tipos; Apresentação de resultados.
- Internet: Normas de uso; Sites de busca; Direitos autorais (citação de fontes de consulta).

FUNDAMENTOS DA PRODUÇÃO DE PLACAS CERÂMICAS
- Indústria de cerâmica de revestimento: Histórico; Panorama setorial; Aplicação dos produtos; Placas cerâmicas para revestimento.
- Materiais Cerâmicos: Constituintes dos materiais cerâmicos; Matérias-primas; Insumos.
- Razão e proporção: Razão; Proporção e termo desconhecido; Relação direta e inversa; Porcentagem; Regra de três.
- Organização de dados numéricos (estatísticos): Ordenação; Agrupamento; Classificação; Construção de tabelas e gráficos; Transformação de tabelas em gráficos e vice-versa.
- Planilha eletrônica: Características; Criação de planilhas; Formatação de células; Entrada de dados; Funções matemáticas; Criação de gráficos na planilha; Criação de tabelas na planilha; Impressão da planilha.
Unidades e Grandezas Físicas: Padrões e unidades; Consistência e conversão de unidades; Precisão e algarismos significativos; Notação científica.
- Fundamentos de Metrologia: Sistema Internacional de Unidades; Sistemas de medição; Métodos de medição; Tolerâncias e ajustes: Fatores que interferem nas medidas; Equipamentos de Controle do Processo Produtivo e do Produto; Conservação de instrumentos.
- Processo de Fabricação: Preparação de Massa; Conformação; Secagem; Vidrados, engobes e pastas serigráficas; Esmaltação; Queima; Classificação; Retífica; Embalagem; Aspectos de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente relacionados aos processos de fabricação.
- Força: Definição; Efeitos e elementos de força; Unidade de força; Classificação de força; Sistema de força; Leis de Newton; Força de Atrito.
- Princípios da Termologia: Temperatura e calor; Transmissão de calor; Instrumentos de medição de temperatura; Dilatação Térmica; Combustão.
Matéria: Definição; Relação entre massa, volume e densidade; Cálculos de massa, volume, densidade, funções inorgânicas e pH, tempo de escoamento.
- Eletrostática: Cargas elétricas; Princípios de conservação de cargas elétricas; Átomos; Moléculas; Como prevenir a eletricidade estática.

OPERAÇÕES PARA FABRICAÇÃO DE PLACAS CERÂMICAS
- Moagem: Definição; Tipos de moinhos; Carga de bolas e revestimentos; Dimensões.
- Peneiramento: Tipos de peneiras; Utilização; Funcionamento.
- Granulação e atomização: Definições; Equipamentos; Funcionamento; Regulagem; Estoque de massa granulada.
- Conformação: Definição; Tipos; Equipamentos de medição; Equipamentos de limpeza; Funcionamento.
- Secagem: Definição; Tipos; Limpeza; Funcionamento.
- Esmaltação: Definição; Equipamentos; Funcionamento; Regulagens; Custos e desperdícios.
- Queima: Definição; Tipos; Equipamentos; Funcionamento.
- Classificação: Definição; Tipos; Equipamentos; Funcionamento.
- Embalagem: Arqueadora de fita; Colagem; Paletização; Máquina de retífica.

CONTROLE DA FABRICAÇÃO DE PLACAS CERÂMICAS
- Controle do Processo Produtivo: Nas matérias primas e insumos; Preparação de Massa; Conformação; Secagem; Esmaltação; Queima; Classificação; Retífica: Tipos de controle; Resíduos e Poluentes.
- Defeitos das placas cerâmicas: Definição; Tipos.
- Manutenção de Equipamentos: Definição; Tipos; Cronograma de manutenção.

QUALIDADE NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PLACAS CERÂMICAS
- Gestão da Qualidade: Sensibilização para a Qualidade; Paradigmas da Qualidade; Ferramentas; ISO 9001; Inspeção: Amostragem; Programa 5S; Relação Cliente-Fornecedor; Ética; Diferenças individuais.