A realização do sonho de ter uma unidade do SENAI, em Rio Claro, foi fruto da luta dos empresários industriais do município e do apoio do poder público, através da promulgação de leis que facilitassem a implantação da escola. Destaca-se, inicialmente, o Sr Manoel José Ferreira, pioneiro na mobilização de forças, visando à criação da escola. Também tiveram atuação destacada os empresários Luis Couto, Benjamin Ferreira e Emilio Beltrati, Diretor Regional do CIESP, no período de sua efetiva implantação.

A Escola SENAI “Manoel José Ferreira” iniciou suas atividades no dia 23 de julho de 1973 e foi inaugurada oficialmente em 27 de agosto de 1974, desenvolvendo o Curso de Aprendizagem Industrial nas ocupações de Mecânico Geral, Eletricista de Manutenção, Mecânico de Automóvel e o de Marcenaria. No período noturno e nas mesmas áreas profissionais, eram oferecidas matrículas para jovens acima de 16 anos e adultos.

O início das atividades da Escola proporcionou para a indústria local e para o município, a formação profissional de alunos com um perfil de saída mais afinado com as necessidades da indústria.

Em 2006, o SENAI iniciou obras de reforma da unidade com investimentos destinados à sua atualização tecnológica e ampliação da capacidade de atendimento. Todas as dependências foram reformadas e equipamentos receberam atualização tecnológica.

Em 9 de setembro de 2011 ocorreu a inauguração do prédio com instalações para atendimento ao grande polo produtivo do setor cerâmico da região e em janeiro de 2012 iniciaram os cursos na área de cerâmica de revestimentos.

Também sob influência da demanda da região que é um grande polo na produção de implantes cirúrgicos e seus agregados, foi inaugurado em 21 de junho de 2013 um laboratório em prédio próprio com tecnologia para análises destes produtos. Este laboratório está credenciado para realizar diversos ensaios de acordo com a regulamentação do INMETRO.

Atualmente os laboratórios e oficinas escolares recebem investimento para acompanhar a atualização tecnológica dos equipamentos dos cursos ofertados pela escola.