A realização do sonho de ter uma unidade do SENAI, em Rio Claro, foi fruto da luta dos empresários industriais do município e do apoio do poder público, através da promulgação de leis que facilitassem a implantação da escola. Destaca-se, inicialmente, o Sr Manoel José Ferreira, pioneiro na mobilização de forças, visando à criação da escola. Também tiveram atuação destacada os empresários Luis Couto, Benjamin Ferreira e Emilio Beltrati, Diretor Regional do CIESP, no período de sua efetiva implantação.

O primeiro ato oficial, com objetivo de promover a instalação de uma escola do SENAI em Rio Claro, foi a Lei Municipal n° 886, de 13 de dezembro de 1963, que dispõe sobre a doação de um terreno para a construção de uma escola técnica na cidade. Mais três leis foram promulgadas sendo que, a última, data de 16 de fevereiro de 1972 ( Lei nº 1231, que prorroga prazo de início da construção, definidos pelas anteriores).

A Escola SENAI “Manoel José Ferreira” iniciou suas atividades no dia 23 de julho de 1973 e foi inaugurada oficialmente em 27 de agosto de 1974, desenvolvendo o Curso de Aprendizagem Industrial nas ocupações de Mecânico Geral, Eletricista de Manutenção, Mecânico de Automóvel e o de Marcenaria. No período noturno e nas mesmas áreas profissionais, eram oferecidas matrículas para jovens acima de 16 anos e adultos.

O início das atividades da Escola proporcionou para a indústria local e para o município, a formação profissional de alunos com um perfil de saída mais afinado com as necessidades da indústria.